Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Projetos com os produtos Martha Stewart Crafts Paint

Para a Mega Artesanal 2014 preparamos 4 ambientes para demonstrar o uso dos produtos da Martha Stewart. A ideia principal destes espaços era mostrar o que podemos criar com a variedade de produtos que a compõe a linha de tintas. Fizemos de tudo um pouco: decoupagem em vidro, em louça, em madeira, em tela. Restauramos móveis, pintamos objetos de madeira. Testamos técnicas em várias superfícies, fizemos variações, combinamos tintas, testamos secagem, durabilidade, pigmentação.

Criamos quatro ambientes: um quarto de bebê, uma mesa de jantar, uma sala de estar e uma mesa de festa. Em cada ambiente usamos e abusamos das possibilidades de criações com os produtos. Acompanhe abaixo:

SALA
Criação e Execução: Rommel Okuma, Betto Cesare e Renato Carriti

Neste espaço, além das tintas, usamos as técnicas de decoupagem aplicadas em móveis e objetos de decoração. Usamos também uma linha de estêncil que é própria para DYI. Devido ao seu formato único (22 x 42 cm) é ótimo para personalização de cortinas, almofadas, aplicação em parede. O fator "praticidade" é levado tão a sério que além de marcadores para que o padrão não fique torto, estes conjuntos também tem cantoneiras. Ou seja, conseguimos fazer a volta toda usando a mesma medida padrão no projeto inteiro. O máximo! Vejam detalhes de cada objeto que criamos para este ambiente:



A estante foi pintada com tinta cru, diluímos várias cores de tinta Multi Surface e aplicamos com pincéis.
As tintas estavam bem diluídas, porém devido a forte pigmentação vejam as cores continuaram bem vivas:


Detalhe da estante:


O biombo originalmente era o fundo da estante. Como as divisões eram dobráveis, e isso eu descobri durante a pintura da estante, resolvemos transformá-lo em um biombo. Os mapas são papéis para decoupagem.O fundo foi pintado em tons de azul, usamos estêncil com tinta preta e fizemos o efeito de pátina usando um acessório da linha Martha Stewart. A poltrona foi pintada também com a tinta Multi Surface. Essa tinta tem uma pega mais cremosa, para deixá-la mais líquida, num ponto ideal para aplicação em tecido podemos usar o medium para Tecido (Fabric Medium) também da linha Martha Stewart. 
Detalhe do biombo:


Produtos utilizados: 
  • Biombo: Martha Stewart Crafts Decoupage Rolled Papers - Maps (33329), Large Stencil Portfolio Arabesque w/ 11 designs (32266), Martha Stewart Crafts ® Stippling Brush (32231), Decoupage Multi-Surface Finish - Durable Matte (33278), Multi Surface Acrylic Paint Satin Colors - Surf (32016), Multi Surface Acrulic Pain Satin Colors, Beetle Black (32082)
  • Poltrona: Tintable Fabric Medium (32194)





O criado mudo também foi restaurante usando-se a técnica e produtos de decoupagem da Martha Stewart. Os pés foram pintados com a tinta muti surface metálica dourada. Veja como a cobertura da tinta é poderosa:

Detalhes - os papéis para decoupagem já vem pré-cortados, porém nada impede que você mesma recorte mais e crie composições diferentes e inusitadas daquelas propostas pelo kit. Para finalizar a peça utilizamos uma finalizador diferente, própria para efeito envelhecido:
O tampo também foi decorado. Sugestão caso você faça uma restauração no tampo: coloque um vidro e personalizade com máscara e tinta métalica, combinando a decoupagem com o desenho.





Materiais utilizados:
  • Martha Stewart Decoupage Paper Cutout - Botanical Floral (33301), Martha Stewart Crafts ® Decoupage Multi-Surface Finish - Durable Antique (33290), Multi-surface Mettalic Acrylic Paint Gold (32103)


Nas telas usamos técnicas de colagem usando a linha Decoupagem. Usamos kits de die cuts e também papéis especiais, finalizadores e tintas. Na tela abaixo usamos um papel especial da linha decoupage, um papel de arroz com detalhes metálicos (dourado e prata). Após colocar o papel de arroz, deixamos secar de um dia para outro e pintamos com tinta acrilica e fizemos as colagens dos pássaros:


Materiais utilizados:
  • Decoupage Paper Cutout - Botanical Birds (33302), Decoupage Rolled Papers - Metallic (33326), Multi Surface Acrylic Pain Satin Colors: Pea Shoot (32009), Artichoke (32011), Purple Yam (32032).


Na próximo tela foram usados também estencil, pintados com tinta Multi Surface e contornados com um marcador acrílico na cor branca. O acabamento da peça ficou por conta de um finalizador com um brilho em um tom de lilás (Martha Stewart Crafts ® Decoupage Multi-Surface Finish - Opalescent Tint - Violet). Este brilho lembra muito o papel nacarado. 


Detalhes desta tela:


Materiais utilizados:
  • Decoupage Rolled Papers Crosshatch (33328), Multi Surface Acrylic Paint - Poodle Skirt (32041), Raspberry Ice (32044), Pollen (32062), Multi-Surface Finish - Opalescent Tint - Violet (33286), Martha Stuart Crafts Vintage Decor Stencils Kaleidoscope Flower (33560).


Esta letra R é de uma coleção da EK Success, a Art Blanche. Pintamos de vermelho e usamos um produto bem bacana, que é o "Adhesive Silkscreens", ou seja, um Silk screen adesivado. Ela é semelhante as telas de silk que usamos em técnicas de estamparia em tecidos. Desta forma, conseguimos ter detalhes incríveis e desenhos delicados. 


Materiais utilizados: 
  • Multi-surface acrylic paint Satin colors: Tartan Red (32049), Wedding Cake (32076), Adhesive Silkscreens - Peacock feathers (32935).


A bandeja de MDF foi pintada com tinta acrílica e depois lixada, apenas para ficar com uma aparência envelhecida. No vidro usamos a tinta Multi-Surface metálica, na cor Bronze. Esta tinta pode ser usada em vidros, e não precisa ser levada ao forno para a queima - a curagem ao ar leva 21 dias e após esse prazo a tinta se torna permanente e pode ser lavada e limpada, normalmente. 


Veja abaixo mais closes dessa bandeja e os detalhes da máscara:


Materiais utilizados:
  • Multi-surface acrylic paint Satin - Scottish Highlands (32003), Multi-surface acrylic paint - Mettalic: Copper (32109), Adhesive Silkscreen Peacock Feathers (32935)



MESA DE JANTAR
Criação: Rommel Okuma
Execuação: Rommel Okuma, Mayumi Akamine e Bianca Pataro

Na mesa de jantar nos dedicamos a usar os produtos da linha Martha Stewart Decoupage. Os produtos são versáteis e podem ser usados em loucas, vidros, madeiras, telas e muito mais. Criamos louças personalizadas, customizamos sousplat, copos, jarra e fizemos um ambiente festivo.



As rosetas foram feitas em cardstock usando a Score Board e furadores de bordas. Os círculos foram feitos com o Cicle Edge Punch. Também usamos pompons! Esses pompons são bastante práticos e facilitam muito quando você quer transformar um encontro em uma ocasião especial, já vem cortados, marcados e com a quantidade exata de papéis.



Nas louças usamos um conjunto coordenado de borboletas. Aplicamos a cola especial de decoupagem na superfície e no verso do papel, posicionamos e passamos mais uma camada de cola e repetimos isso até completar a composição. Depois, mais uma camada de cola em todo o conjunto, para selar. Deixe secar por mais 2 horas e aplique mais uma demão de cola. Entre a penúltima e a última camada, limpe com um paninho o excesso de cola que ficar na superfície. Este processo é somente para peças decorativas.

Se você pretende fazer uma peça para ser usada em suas refeições, faça a decoupagem na técnica reversa, usando um prato de vidro que não seja colorido. Passe a cola no verso do prato e na parte colorida do recorte e cole e faça a sua composição. Deixe secar. Depois de seco, escolha uma cor para ser a base do prato e pinte também pelo seu lado avesso usando um pincel de silicone (ele não deixará marcas). Você pode usar a Multi-Surface ou outra de vidro, desde que seja opaco.


Abaixo as louças decoradas e também com o sous plat. No sous plat usamos um Estêncil Adesivo. Ele é feito de um material mais grosso, semelhante a uma borracha fina e pode ser usada várias e várias vezes.


Aplicamos também a técnica de decoupagem no vidro, persalizando os copos e as jarras. É a mesma técnica, passe a cola de decoupagem da Martha Stewart no vidro, no verso do recorte e aplique.


Materiais utilizados:

  • Martha Stewart Crafts Decoupage Cutouts - Butterflies and ferns (33303), Martha Stewart Crafts Decoupage Multi-Surface Durable Matte Finish (33278), Martha Stewart Crafts Adhesive Stencil Set Scrolls (32268), Martha Stewart Crafts Multi-Surface Acrylic Paint Satin - Indigo (32078) e Summer Linen (32075).


Neste vidro usamos um produto super legal, que é o kit de spray. Este, particularmente, é para tinta para vidros. Cada kit acompanha o aerosol, dois êmbolos, um medium para diluir a tinta. Você escolher a cor que deseja, usa a tinta e o medium em partes iguais, e encaixa no aerosol. O detalhe é que podemos usar até as tintas com glitter que ele não entope. O efeito é muito legal, e no projeto para este ambiente usamos a tinta metálica Champagne.



Materiais utilizados:
  • Martha Stewart Crafts Spray Pain System for glass (33227), Martha Stewart Crafts Multi-Surface Acrylic Paint Mettalic Opaque - Champagne (32994)



QUARTO DO BEBÊ
Criação: Rommel Okuma
Execução: Rommel Okuma, Mayumi Akamine e Bianca Pataro

Criamos um quarto de bebe em tons de rosa e creme. O berço foi restaurando, usando a Decor Vintage Paint, uma tinta nova da Martha Stewart. Ela vem em um ponte maior que rende até 2 metros quadrados.  Ela tem um acabamento semelhante as tintas chalkboard, sem brilho e a base de aplicação nao precisa estar preparada, ou seja, não é necessário lixar ou pré pintar a superfície. Ela tem secagem rápida (aproximadamente duas horas de curagem). A cobertura é maravilhosa, uma demão é o suficiente para dar uma boa cobertura - embora no rótulo ela indique duas. Depois de seca, podemos lixar apenas para tirar as rusgas da tinta ou para deixar um efeito de pátina. 


Detalhes do berço e do gaveteiro. Depois de pintado o berço foi customiozado com estecil. Este é um conjunto que tem doiles e vários barrados. Nas gavetas usamos uma doilie com mais detalhes, este também é da linha de Silkscreen adesivado:



Produtos utilizados: Martha Stewart Crafts Vintage Decor Paint - Linem (33532), Seashell (33538),  Martha Stewart Crafts Adhesive Stencil Sets Fair Isle Dots (32271), Martha Stewart Crafts Multi-Surface Acrylic Paint Satin Colors - Camellia Pink (32039), Pink Dahlia (32040).


MESA DE FESTA
Criação: Rommel Okuma
Execução: Rommel Okuma, Mayumi Akamine

Criamos uma mesa de festiva para qualquer ocasião. Usamos os furadores da Martha para criar os wrappers dos Cupcakes e também para fazer as caixinhas com Macarrons. Esse festão de papel de seda também foi feito com um cartador nova da Martha Stewart. Ele parece uma guilhotina e corta franjas de várias grossuras e profundidades e corta com5 lâminas ao mesmo tempo.



As boleiras foram customizadas usando um conjunto de Adhesive Silk Screen e tinta metálica dourada. Podemos usar a tinta metálica da Martha Stewart no vidro também. Nesse caso, como criamos uma composição linear esperamos meia hora entre cada aplicação para que a tinta seca ao contato. Ela estará pleanamente para o uso após 21 dias, não precisa de queima. Os cordão de círculo dourado também é um kit de aplicação de decoupage, ele é de um material metálico e pode ser usado em vidro, madeira etc.


O conjunto para customizar as boleiras foi este:


Ele é perfeito para vidros, garrafas, pois "abraça" a superfície pelo fato de ser adesivado. Muitas pessoas perguntavam na Mega Artesanal se ele poderia ser usado mais de uma vez. Sim, pode. Porém a cada aplicação ele de ser lavado e bem secado. Assim, evitamos que a tinta seque no vazado. Podemos aplicar com uma espátula própria ou batedor. Vejam detalhes das boleiras e de uma louça, no cenário usamos as boleiras para guardar macarrons e cake pops:





Materiais usados:

  • Martha Stewart Crafts Acrylic Paint Mettalic - Gold (32103), Martha Stewart Crafts ® Glass Silkscreen - Scrolls and Swirls (33242).


Como vocês viram, podemos criar muitas coisas com este produtos. Reformar um ambiente, restaurar um móvel antigo, dar vida à aquele objeto esquecido. Caso tenham alguma dúvida sobre a utilização de algum produto escrevam para marketing@scrapbrasil.com.br

A equipe de trabalho que me ajudou nessa empreitada muito obrigado! Betto, Renato, Mayumi e Bianca vocês foram fenomenais cooperando com idéias e o trabalho manual - hahaha! :)

Agradecemos também a Casa da Arte Blookin pelo material que também usamos na execução dos projetos, Repeteco Brechó Infantil, Cristine Michilena e as Demonstradoras da Craft & Scrap Brasil que auxiliaram na montagem dos espaço. Obrigado!

Abraços,

Rommel.

4 comentários:

  1. Parabéns! Adorei conhecer esses novos materiais.

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo e muito perfeito! Parabéns gente! :)

    ResponderExcluir
  3. Por favor, me informem onde encontro os produtos da Martha Stewart Crafts Glass Silkscreen. Quero comprar! Sou da capital de São Paulo!

    ResponderExcluir